2022, primeiro semestre
Oficinas de arte e cursos de capacitação
A vida é melhor com movimento

O primeiro semestre de 2022 foi marcado pela retomada das atividades presenciais. Com o avanço da vacinação no Brasil, eventos e trabalhos puderam voltar a acontecer com mais segurança, ainda que a pandemia não estivesse totalmente superada. Ao longo de 2021, o Lar Fabiano de Cristo constatou, entre as crianças e os adolescentes especialmente, uma vontade cada vez maior de estar junto, de realizar encontros, dar abraços, conversar, deixar a estagnação motora que marcou grande parte do isolamento social.

Pensando nisso, a instituição decidiu investir parte dos recursos recebidos pelo Um Grão em três atividades, duas delas não vinculadas diretamente à capacitação profissional, mas à arte. No primeiro semestre do ano, o Um Grão patrocinou uma oficina de teatro na Casa de André Luiz, em Passa Quatro (MG), e uma oficina de dança na Casa da Fraternidade, em Três Corações (MG). Em tempos difíceis, a arte é um salva-vidas capaz de transformar a vida das pessoas e criar novos roteiros e sentidos, e assim tem sido desde a implantação das referidas oficinas. A terceira atividade patrocinada pelo projeto continuou sendo um curso de capacitação profissional em bordado, oferecido na Casa de Rodolpho Bosco, em Itajaí (SC).

Na oficina de teatro na Casa de André Luiz, em Passa Quatro (MG), os alunos, crianças e adolescentes entre dez e doze anos, tiveram aulas do conceito e da história do teatro; dos variados gêneros teatrais; tiveram a oportunidade de ler peças teatrais e de realizar jogos e praticar a montagem de peças. No final da oficina, que tem uma duração prevista de dez meses, os coparticipantes terão a oportunidade de apresentar um espetáculo.

Em Três Corações (MG), na Casa da Fraternidade, a oficina de dança tem proporcionado a crianças e adolescentes a oportunidade de conhecer diferentes estilos de dança e de gêneros musicais e de praticar exercícios físicos, contribuindo enormemente para a saúde física e mental dos coparticipantes. Com os encontros diários, a maior socialização e a superação do sedentarismo têm sido ganhos importantes da oficina, além da melhora do humor, o estímulo à expressão corporal, à criatividade, o combate à depressão e à ansiedade, pois a dança contribui para a liberação da adrenalina e da serotonina, que contribuem para uma sensação de bem-estar.

Na Casa de Rodolpho Bosco, em Itajaí (SC), a oficina de bordado tem a duração prevista de cinco meses e oferece a oportunidade de aprendizagem de uma nova profissão, tornando os coparticipantes aptos gerar renda a partir da venda dos produtos confeccionados. Além da possibilidade de ganho financeiro, o curso de capacitação profissional trabalha questões de pertencimento, empoderamento e socialização, permitindo, muitas vezes, que mulheres saiam da reclusão doméstica e ganhem novas perspectivas de vida.

Ao todo, cerca de 180 pessoas estão sendo beneficiadas com as atividades patrocinadas pelo Um Grão em 2022. Vidas estão sendo transformadas, seja pela via da arte ou da capacitação, e estão em movimento, aprendendo, dialogando, compartilhando e — o que é mais importante — conquistando confiança para construir futuros diferentes.